sábado, 14 de novembro de 2009

TIZIANO ou TICIANO (Pieve di Cadore 1490 – Venezia 1576)

Do lado esquerdo, cartão-postal da obra “Vênus de Urbino” ou em italiano “La Venere di Urbino” (1538), Galeria defli Uffizi, Florença – Itália. Do lado direito, selo emitido pelo Paraguai em 1971 (Scott: 1348). NT




Por ter vivido muitos anos, o pintor Tiziano Vecellio (Ticiano em português ou Titian em inglês), nos permite distinguir em sua trajetória períodos bem concretos em seu trabalho de criação, nos quais, de uma maneira ou outra, seu estilo foi variando das formas clássicas do Renascimento para as dinâmicas e livres pinceladas do Barroco.

Aos 9 anos, Ticiano começou como discípulo dos mosaicistas de San Zuccato. De 1500 a 1518, trabalhou como aprendiz no ateliê da família Bellini, para depois colaborar com Giorgione nos afrescos da Escola do Santo de Pádua. Seu estilo se mantinha, contudo, na linha de seus dois mestres: cores cálidas e esfumadas, contornos pouco acentuados e formas arredondadas.

Entre os anos 1516 e 1518, com as obras “A Assunção da Virgem” e “A Madona de Pesaro” (Veneza), Ticiano começou a trabalhar sozinho. Suas encomendas eram de clientes tão importantes como a família D'Este, os Gonzaga e os Farnese.

No ano de 1533, já se incluía entre os artistas da corte de Carlos V. Data dessa época seu famoso retrato, hoje na Pinacoteca de Munique.

Sua última fase criativa começou em meados do século XVI, quando o pintor trabalhava quase exclusivamente para o rei espanhol Filipe II – quem adquiriu as obras: “Autorretrato”, “Dânae” e “Vênus e Adônis” (também o Jardim das Delícias de Bosch); todas compreendem o acervo do Museu do Prado. Foi quando a composição assumiu grandes dimensões e ganhou dinamismo e expressividade. As pinceladas se tornaram mais soltas e difusas, a um ponto tal que somente de uma certa distância é possível apreciar a magnitude de sua técnica.

Ticiano revalorizou a cor como meio de transmitir estados de ânimo. Conta-se que seu famoso vermelho era o resultado de setenta camadas diferentes de tinta a óleo...

“Vênus de Urbino” foi pintada em 1538. A pose da mulher foi tomada da primeira pintura de Giorgione (inicialmente uma revisão de “Vênus Dormindo”, pintada em 1510), recriação de um clássico nu grego. Esta pintura é caracterizada pela quietude e por seu colorido refinado, pois incorpora cores e tons ricos e, com ela, o pintor se tornou famoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário