sábado, 14 de novembro de 2009

Principais características da Pintura Renascentista:

– Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.

– Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.

– Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

– Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

Outra característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.

26 comentários:

  1. obg vooc mim ajudo muito com o meu trabalho escolar bjs!!

    ResponderExcluir
  2. ei to estudando pra prova pelo seu blog, se eu tirar nota baixa vai ser sua culpa kkk'
    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  3. eu digo o mesmo hein....aposto minha nota em vc
    kkkkk
    muito obrigadaa

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, isto me ajudou muito com o meu trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  5. \o/ vlw tirei 5 pts no meu trabalho escolar LOL

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, ajudou no meu trabalho de escola! vlw

    ResponderExcluir
  7. vou comentar pq não tenho nada o que fazer
    merda só que eu nem li e essa não é a rsposta para minha pergunta!

    ResponderExcluir
  8. vc me ajudou no trabalho de história em cima da hora vlw aê !

    ResponderExcluir
  9. obj me ajudou em um trabalho de historia

    ResponderExcluir
  10. ObG" VC ME AJUDOU MUITO # NO MEU TRABALHO ESCOLAR VALEW##

    ResponderExcluir
  11. que eu saiba Claro-escuro é barroco, não renascimento

    ResponderExcluir
  12. nao entendi nada

    quais as caracteristicas da arte renacentista ?

    ResponderExcluir
  13. nao entendi nada

    quais as caracteristicas da arte renacentista ?

    ResponderExcluir
  14. Só queria dizer que essas são características das obras de arte Barroca, principalmente o Chiaroscuro. A única informação correta é que no renascimento houve a introdução da tinta a óleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essas realmente são as características do renascimento !! Está tdo em minha apostila !

      Excluir
  15. escrevi e sai correndo pau no cu de quem ta lendo

    ResponderExcluir
  16. adorei esse site ele e muito bom. sempre que preciso ele esta aqui para me salvar amooo muito de paixao.... sempre que tenho duvida ele vem e me ajuda ate para as provas de hitoria... amooooo. de paixao eu adoro esse site

    ResponderExcluir
  17. Obrigada eu tirei 10 na prova de arte e sim da em história ☺☺🎓📚

    ResponderExcluir